Edição 2008 - Apresentação

III Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação: Racionalidade, Diversidade e Formação Pedagógica - 2008

 

O III Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação ocorreu na Universidade de Passo Fundo/RS, entre os dias 24 e 26 de setembro de 2008. Com o foco concentrado na temática “Racionalidade, Diversidade e Formação Pedagógica” o evento aprofundou um debate sobre os desafios da formação pedagógica no contexto contemporâneo de um mundo cada vez mais complexo e plural. Neste sentido, analisou-se em que medida ainda é possível atualizar o sentido clássico do conceito de formação (Bildung) e que novos problemas sociais e pedagógicos se apresentavam e que levavam a sua ampliação. No âmago de tal debate concentraram-se preocupações prático-pedagógicas concretas que permeiam a sociedade brasileira, como, o alto índice de analfabetismo funcional e as dificuldades de leitura e interpretação de mundo, cada vez mais sentida pelas novas gerações.

Deste modo, pensar sobre a educação no mundo contemporâneo implica levar em consideração dois fenômenos de extraordinária repercussão: a complexificação constante da sociedade e as profundas mudanças paradigmático-teóricas. A complexificação social deixa-se mostrar, entre outros fatores, pela passagem da sociedade do trabalho para a sociedade do conhecimento; pela política nacional expansionista do ensino superior versus caráter massivo-mercantilista da educação e; por último, por traços específicos de um novo perfil de aluno que ingressa tanto na escola como na universidade.

Estas e outras situações sociais põem um conjunto de questões a educadores e teóricos da educação: o que significa educar em um contexto de flexibilização do quadro fixo de profissões? O que significa formação no contexto da educação massiva? Sobretudo, no que diz respeito às novas gerações, formar em que profissão e com base em que ideia de formação?

Do ponto de vista das mudanças teórico-paradigmáticas, destaca-se a necessidade de re-atualizar e ressignificar conceitos centrais da tradição pedagógica ocidental, como de formação, ensino e aprendizagem e interação pedagógica. Tais mudanças permitem, no fundo, que se repense o ato de ensinar e de aprender, visando aprofundar a complexidade que os constitui: quem ensina? Quem aprende? Como se ensina e se aprende?

As questões acima esboçadas conduziram a um debate acerca da ampliação da ideia de processo pedagógico e da necessidade de compreendê-lo de modo cada vez mais versátil e dinâmico; também conduziram à problematização dos próprios conceitos de educação e de formação. 

Tal conceito deve ser capaz de se contrapor criticamente aos traços essencialistas da metafísica ocidental e aos aspectos objetificadores das ciências positivistas, os quais formam o pano de fundo teórico de tendências pedagógicas modernas e contemporâneas. Esta contraposição torna-se indispensável também porque tanto a Filosofia metafísica como as ciências positivistas, ao serem incorporadas pela linguagem pedagógica, influenciam, cada uma a seu modo, a prática pedagógica e o cotidiano escolar, misturando-se ao senso comum pedagógico.

Para levar adiante a reformulação do conceito de fundamentação e ampliar a ideia de formação é indispensável tratar o nexo entre ação humana e ação pedagógica a partir dos conceitos criticamente problematizados de racionalidade, diversidade, ação, linguagem e formação pedagógica. Neste contexto, o III Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação: racionalidade, diversidade e formação pedagógica, inseriu-se na programação comemorativa dos 40 anos da Universidade de Passo Fundo e com o intuito de fortalecer o Grupo Interinstitucional de Pesquisa “Racionalidade e Formação”, tratou da problemática acima delineada a partir de diferentes perspectivas e olhares.

Ao todo, o evento contou com 24 conferencistas brasileiros e também estrangeiros, de países como a Alemanha, a Espanha e a Argentina. O apoio financeiro das agências financiadoras nacionais (CAPES, FAPERGS, CNPq) e estrangeiras (DFG – Alemanha) foram fundamentais para realização do evento, que teve a participação de mais de 1.000 pessoas. As comunicações foram publicadas em CD e os textos do conferencistas e participantes das mesas encontram-se publicados no livro “Sobre filosofia e educação: racionalidade, diversidade e formação pedagógica (UPF Editora, 2009).