I Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação (2003)

I Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação: Subjetividade – Intersubjetividade na fundamentação da Práxis Pedagógica

A primeira edição do Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação ocorreu nas dependências da Universidade de Passo Fundo (RS), entre os dias 22 e 26 de setembro de 2003. Com foco teórico centrado no debate entre “Subjetividade-Intersubjetividade”, o I Seminário oportunizou, por um lado, o ingresso reflexivo a aspectos recortados da justificação filosófico-pedagógica moderna acerca do conceito de subjetividade, dando atenção especial aos modos kantiano e hegeliano de sua fundamentação. O evento tratou de enfoques contemporâneos da intersubjetividade, concentrando-se, de modo especial, na justificação oriunda da teoria crítica, com ênfase na teoria da ação comunicativa de Habermas.  O debate teórico sobre os conceitos de subjetividade e intersubjetividade, vinculou-se estreitamente ao exame da práxis pedagógica, contemplado, na estrutura do evento, pela organização temática de oito mesas-redondas.

Contou com a participação de 700 inscritos, entre os quais, estudantes de graduação e pós-graduação da UPF e de várias outras universidades do Brasil. Participaram como conferencistas do evento 22 professores, oriundos de várias universidades brasileiras e estrangeiras. Também ocorreu a apresentação de 77 comunicações, posteriormente, publicadas em forma de CD ROM. Os textos referentes às conferência e palestras foram publicados em forma de livro (DALBOSCO/LONGHI/TROMBETTA, 2004).