II Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação (2005)

II Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação: Racionalidade e Tolerância

2005A segunda edição do Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação ocorreu nas dependências da Universidade de Passo Fundo (RS), entre os dias 3 e 7 de outubro de 2005. Delimitando-se tematicamente no debate sobre “Racionalidade e Tolerância”, o evento procurou abordar, sob diferentes perspectivas teóricas, o significado filosófico-pedagógico do problema das diferenças culturais e as exigências ético-educacionais que tal problema impõe a uma sociabilidade democrática e cidadã. O tema, Racionalidade e Tolerância, foi então debatido numa dupla perspectiva: primeiro, reconstruindo, em largos traços, por meio de conferências, alguns aspectos do significado destes dois conceitos na tradição da Teoria crítica e do Pragmatismo; segundo, analisando, por meio de mesas-redondas e comunicações, o desenvolvimento e a repercussão empírica destes conceitos no âmbito da relação entre pessoas, no convívio entre culturas diferentes e, especificamente, no âmbito das práticas sociais pedagógicas escolares e extra-escolares. 

Participaram do II Seminário Internacional 430 inscritos, entre os quais, estudantes de graduação e pós-graduação da UPF e de várias outras universidades do Brasil. Houve a participação de 27 conferencistas de várias universidades brasileiras e de universidades de outros países, como, Alemanha, Argentina e Estados Unidos e a apresentação de 86 comunicações, posteriormente publicadas em forma de CD ROM. Os textos referentes às conferência e palestras foram publicados no livroSobre Filosofia e Educação: Racionalidade e Tolerância (DALBOSCO/FÁVERO/MARCON, 2006).

A repercussão acadêmico-social do II Seminário teve um alcance semelhante ao primeiro, destacando-se seu efeito imediato a alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio e do Ensino Superior, além do envolvimento da comunidade em geral por meio da divulgação dos debates e resultados na impressa.