Edição 2011 - Apresentação

IV Seminário internacional sobre Filosofia e Educação: Racionalidade, reconhecimento e experiência formativa - 2011

 

O IV Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação tem o objetivo de debater, a partir de diferentes enfoques teóricos, os desafios da formação pedagógica no contexto contemporâneo de um mundo cada vez mais complexo e plural e propiciar aos estudantes de Graduação e Pós-graduação e a comunidade em geral a oportunidade de confrontar suas concepções com interpretações especializadas sobre diferentes problemas relacionados com a temática da racionalidade e da experiência formativa.

A perda da capacidade de fazer experiências formativas e o aprofundamento das experiências de desrespeito podem privar a pessoa de constituir uma identidade autêntica e de levar adiante sua auto-realização em sentido intersubjetivo. Nesse sentido, a filosofia da educação reúne condições de analisar em que medida é ainda possível assegurar em tal contexto a capacidade das pessoas em realizar autênticas experiências formativas e de vivenciarem as experiências de reconhecimento recíproco como meio de formação prática de sua própria identidade.

O IV Seminário tratou do tema “Racionalidade, reconhecimento e experiência formativa”. De modo específico pretendeu-se debater sobre os desafios colocados pelas experiências formativas e pela aspiração ao reconhecimento que permeia o atual contexto de sociedades complexas e pluralistas. Nesse sentido, buscou-se analisar em que medida ainda seria possível assegurar em tal contexto a capacidade das pessoas de realizar autênticas experiências formativas e de vivenciarem as experiências do reconhecimento recíproco - enquanto possibilitam constituir uma relação positiva consigo mesmo - como meio de formação prática de sua identidade.

O evento guiou-se pelos seguintes objetivos:

  • Debater, a partir de diferentes enfoques teóricos, os desafios da formação pedagógica no contexto contemporâneo de um mundo cada vez mais complexo e plural.
  • Propiciar aos estudantes de Graduação e Pós-graduação e a comunidade em geral a oportunidade de confrontar suas concepções com interpretações especializadas sobre diferentes problemas relacionados com a temática do reconhecimento e da experiência formativa.
  • Intercambiar experiências com pesquisadores de diferentes grupos de pesquisa e de instituições do Brasil e do exterior.
  • Fortalecer ações dos cursos de Graduação e Pós-Graduação envolvidos e, no caso do PPG em Educação, auxiliar na solidificação da base para implantação futura do Doutorado.

A quarta edição do Seminário ocorreu na Universidade de Passo Fundo de 18 a 20 de maio de 2011 e contou com a inscrição de 350 participantes e a presença de 32 conferencistas brasileiros e 8 estrangeiros provenientes dos seguintes países: Alemanha, Suíça, México e Argentina. Ocorreram oito mesas redondas, seis sessões especiais, duas conferências e 150 comunicações. As conferências encontram-se publicadas em livro E-book e as comunicações nos anais do evento que podem ser acessado no site do Seminário.