Edição 2011 - Apresentação

IV Seminário internacional sobre Filosofia e Educação: Racionalidade, reconhecimento e experiência formativa - 2011

 

O IV Semin√°rio Internacional sobre Filosofia e Educa√ß√£o tem o objetivo de debater, a partir de diferentes enfoques te√≥ricos, os desafios da forma√ß√£o pedag√≥gica no contexto contempor√Ęneo de um mundo cada vez mais complexo e plural e propiciar aos estudantes de Gradua√ß√£o e P√≥s-gradua√ß√£o e a comunidade em geral a oportunidade de confrontar suas concep√ß√Ķes com interpreta√ß√Ķes especializadas sobre diferentes problemas relacionados com a tem√°tica da racionalidade e da experi√™ncia formativa.

A perda da capacidade de fazer experi√™ncias formativas e o aprofundamento das experi√™ncias de desrespeito podem privar a pessoa de constituir uma identidade aut√™ntica e de levar adiante sua auto-realiza√ß√£o em sentido intersubjetivo. Nesse sentido, a filosofia da educa√ß√£o re√ļne condi√ß√Ķes de analisar em que medida √© ainda poss√≠vel assegurar em tal contexto a capacidade das pessoas em realizar aut√™nticas experi√™ncias formativas e de vivenciarem as experi√™ncias de reconhecimento rec√≠proco como meio de forma√ß√£o pr√°tica de sua pr√≥pria identidade.

O IV Semin√°rio tratou do tema ‚ÄúRacionalidade, reconhecimento e experi√™ncia formativa‚ÄĚ. De modo espec√≠fico pretendeu-se debater sobre os desafios colocados pelas experi√™ncias formativas e pela aspira√ß√£o ao reconhecimento que permeia o atual contexto de sociedades complexas e pluralistas. Nesse sentido, buscou-se analisar em que medida ainda seria poss√≠vel assegurar em tal contexto a capacidade das pessoas de realizar aut√™nticas experi√™ncias formativas e de vivenciarem as experi√™ncias do reconhecimento rec√≠proco - enquanto possibilitam constituir uma rela√ß√£o positiva consigo mesmo - como meio de forma√ß√£o pr√°tica de sua identidade.

O evento guiou-se pelos seguintes objetivos:

  • Debater, a partir de diferentes enfoques te√≥ricos, os desafios da forma√ß√£o pedag√≥gica no contexto contempor√Ęneo de um mundo cada vez mais complexo e plural.
  • Propiciar aos estudantes de Gradua√ß√£o e P√≥s-gradua√ß√£o e a comunidade em geral a oportunidade de confrontar suas concep√ß√Ķes com interpreta√ß√Ķes especializadas sobre diferentes problemas relacionados com a tem√°tica do reconhecimento e da experi√™ncia formativa.
  • Intercambiar experi√™ncias com pesquisadores de diferentes grupos de pesquisa e de institui√ß√Ķes do Brasil e do exterior.
  • Fortalecer a√ß√Ķes dos cursos de Gradua√ß√£o e P√≥s-Gradua√ß√£o envolvidos e, no caso do PPG em Educa√ß√£o, auxiliar na solidifica√ß√£o da base para implanta√ß√£o futura do Doutorado.

A quarta edi√ß√£o do Semin√°rio ocorreu na Universidade de Passo Fundo de 18 a 20 de maio de 2011 e contou com a inscri√ß√£o de 350 participantes e a presen√ßa de 32 conferencistas brasileiros e 8 estrangeiros provenientes dos seguintes pa√≠ses: Alemanha, Su√≠√ßa, M√©xico e Argentina. Ocorreram oito mesas redondas, seis sess√Ķes especiais, duas confer√™ncias e 150 comunica√ß√Ķes. As confer√™ncias encontram-se publicadas em livro E-book e as comunica√ß√Ķes nos anais do evento que podem ser acessado no site do Semin√°rio.¬†