Justificativa

A quinta edição do Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação traz como tema de reflexão “Racionalidade, amizade e experiência formativa”. Pretende-se estabelecer um debate sobre o significado da amizade no desenvolvimento de experiências formativas no atual contexto de sociedades complexas e multiculturais. Amizade, filosofia e educação são três dimensões que aparecem interconectadas no desenvolvimento do pensamento ocidental e a amizade esteve estreitamente ligada à filosofia em sua origem, de tal forma que ela traz o termo philos (amigo) no próprio nome. Esta proximidade original, porém, foi perdendo seu sentido de tal forma que atualmente a relação entre amizade e filosofia tem sido pouco refletida. No entanto, o tema amizade parece atual e a exploração crítica dele pode trazer importantes contribuições para o debate sobre a educação e a formação humana. Nesse sentido, buscar-se-á analisar em que medida é ainda possível assegurar no atual contexto a capacidade das pessoas em realizar autênticas experiências formativas e de vivenciarem experiências de amizade como meio de formação de sua própria identidade. A perda da capacidade de fazer experiências formativas e de amizade pode privar a pessoa da constituição de uma identidade autônoma e limitar a sua capacidade de interação intersubjetiva. Cabe ressaltar que a convicção sobre o significado e a importância do tema não surgiu ao acaso. Ela decorre da experiência formativa que muitos de nós tivemos ao conviver com dois educadores que além da competência intelectual, cultivaram a amizade como um princípio filosófico e pedagógico no decorrer de suas vidas:  os professores Pedro L Goergen e Hans-Georg Flickinger.   

O evento é organizado pelo PPGEDU da UPF e pelo Curso de Filosofia da mesma instituição e conta com a colaboração do Grupo de Pesquisa Racionalidade e Formação, do qual participam professores das seguintes universidades: UFRGS, UFPel, UFSM, PUCRS, UNIJUI, UCS, UPF, Unicamp, Universidade de Kassel – Alemanha, Universidade Carlos III de Madrid-Espanha. A coordenação do grupo é da Profa. Dra. Nadja Hermann da PUCRS.

O evento conta, também, com a colaboração dos professores do convênio UPF, Unicamp, UNCPBA-Tandil que desenvolvem pesquisas e encontros de investigação em Filosofia da Educação, especialmente em teoria crítica da educação. 

Nesta quinta edição associa-se ao evento a Sociedade Brasileira da Filosofia da Educação (Sofie), que realiza de forma integrada o seu primeiro Congresso, visando inaugurar desta forma uma série regular de encontros da Sociedade. Fundada em 2010 e registrada como Associação Privada em 2011, com CNPJ 16.422.159/0001-34. Seu objetivo principal é o de investigar a imbricação entre problemas filosóficos e pedagógicos, concentrando-se em questões relacionadas com a natureza e a condução do processo pedagógico, visando construir uma concepção abrangente da complexa dimensão formativo-educacional humana. Outros objetivos específicos incluem planejar atividades comuns na área de Filosofia da Educação, como eventos e publicações, bem como estabelecer uma rede internacional de relações com pesquisadores e instituições que tenham tradição nessa área.

Por esse fim, a Sociedade decidiu integrar seu 1º Congresso com outro já estabelecido na área de filosofia da educação no Brasil, para facilitar a participação de seus associados com custo mínimo. Além disso, na escolha do conferencista está começando a construir uma rede de cooperação com outras instituições renomadas na área. O Instituto de Educação, em Londres, tem uma tradição na filosofia da educação desde a década de 1960, quando R.S.Peters fundou uma longa trajetória de pesquisa nessa área, que continua ininterruptamente desde então.

A expectativa é a de que os dois eventos realizados de forma integrada possam atrair uma diversidade de pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação interessados em Filosofia da Educação, fortalecendo dessa forma a pesquisa e a reflexão nessa área. Espera-se que cerca de 400 pessoas participem das atividades previstas.