Justificativa

A quinta edi√ß√£o do Semin√°rio Internacional sobre Filosofia e Educa√ß√£o traz como tema de reflex√£o ‚ÄúRacionalidade, amizade e experi√™ncia formativa‚ÄĚ. Pretende-se estabelecer um debate sobre o significado da amizade no desenvolvimento de experi√™ncias formativas no atual contexto de sociedades complexas e multiculturais. Amizade, filosofia e educa√ß√£o s√£o tr√™s dimens√Ķes que aparecem interconectadas no desenvolvimento do pensamento ocidental e a amizade esteve estreitamente ligada √† filosofia em sua origem, de tal forma que ela traz o termo philos (amigo) no pr√≥prio nome. Esta proximidade original, por√©m, foi perdendo seu sentido de tal forma que atualmente a rela√ß√£o entre amizade e filosofia tem sido pouco refletida. No entanto, o tema amizade parece atual e a explora√ß√£o cr√≠tica dele pode trazer importantes contribui√ß√Ķes para o debate sobre a educa√ß√£o e a forma√ß√£o humana. Nesse sentido, buscar-se-√° analisar em que medida √© ainda poss√≠vel assegurar no atual contexto a capacidade das pessoas em realizar aut√™nticas experi√™ncias formativas e de vivenciarem experi√™ncias de amizade como meio de forma√ß√£o de sua pr√≥pria identidade. A perda da capacidade de fazer experi√™ncias formativas e de amizade pode privar a pessoa da constitui√ß√£o de uma identidade aut√īnoma e limitar a sua capacidade de intera√ß√£o intersubjetiva. Cabe ressaltar que a convic√ß√£o sobre o significado e a import√Ęncia do tema n√£o surgiu ao acaso. Ela decorre da experi√™ncia formativa que muitos de n√≥s tivemos ao conviver com dois educadores que al√©m da compet√™ncia intelectual, cultivaram a amizade como um princ√≠pio filos√≥fico e pedag√≥gico no decorrer de suas vidas:¬† os professores Pedro L Goergen e Hans-Georg Flickinger.¬†¬†¬†

O evento √© organizado pelo PPGEDU da UPF e pelo Curso de Filosofia da mesma institui√ß√£o e conta com a colabora√ß√£o do Grupo de Pesquisa Racionalidade e Forma√ß√£o, do qual participam professores das seguintes universidades: UFRGS, UFPel, UFSM, PUCRS, UNIJUI, UCS, UPF, Unicamp, Universidade de Kassel ‚Äď Alemanha, Universidade Carlos III de Madrid-Espanha. A coordena√ß√£o do grupo √© da Profa. Dra. Nadja Hermann da PUCRS.

O evento conta, também, com a colaboração dos professores do convênio UPF, Unicamp, UNCPBA-Tandil que desenvolvem pesquisas e encontros de investigação em Filosofia da Educação, especialmente em teoria crítica da educação. 

Nesta quinta edi√ß√£o associa-se ao evento a Sociedade Brasileira da Filosofia da Educa√ß√£o (Sofie), que realiza de forma integrada o seu primeiro Congresso, visando inaugurar desta forma uma s√©rie regular de encontros da Sociedade. Fundada em 2010 e registrada como Associa√ß√£o Privada em 2011, com CNPJ 16.422.159/0001-34. Seu objetivo principal √© o de investigar a imbrica√ß√£o entre problemas filos√≥ficos e pedag√≥gicos, concentrando-se em quest√Ķes relacionadas com a natureza e a condu√ß√£o do processo pedag√≥gico, visando construir uma concep√ß√£o abrangente da complexa dimens√£o formativo-educacional humana. Outros objetivos espec√≠ficos incluem planejar atividades comuns na √°rea de Filosofia da Educa√ß√£o, como eventos e publica√ß√Ķes, bem como estabelecer uma rede internacional de rela√ß√Ķes com pesquisadores e institui√ß√Ķes que tenham tradi√ß√£o nessa √°rea.

Por esse fim, a Sociedade decidiu integrar seu 1¬ļ Congresso com outro j√° estabelecido na √°rea de filosofia da educa√ß√£o no Brasil, para facilitar a participa√ß√£o de seus associados com custo m√≠nimo. Al√©m disso, na escolha do conferencista est√° come√ßando a construir uma rede de coopera√ß√£o com outras institui√ß√Ķes renomadas na √°rea. O Instituto de Educa√ß√£o, em Londres, tem uma tradi√ß√£o na filosofia da educa√ß√£o desde a d√©cada de 1960, quando R.S.Peters fundou uma longa trajet√≥ria de pesquisa nessa √°rea, que continua ininterruptamente desde ent√£o.

A expectativa é a de que os dois eventos realizados de forma integrada possam atrair uma diversidade de pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação interessados em Filosofia da Educação, fortalecendo dessa forma a pesquisa e a reflexão nessa área. Espera-se que cerca de 400 pessoas participem das atividades previstas.