Justificativa

A subjetividade constitui o epicentro de fundamentação tanto da filosofia quanta da pedagogia moderna. Ideais de liberdade, autonomia, autodeterminação e emancipação, que nela se enraízam, estão na base tanto de teorias filos6ficas quanta pedag6gicas. Nesses ideais se fundamenta toda a tradição da pedagogia critica e, com ela, a pedagogia do sujeito autônomo. O ambiente filosófico contemporâneo volta-se, cada vez mais criticamente, contra a filosofia moderna, objetando-lhe a idéia de que uma fundamentação baseada na estrutura auto-reflexiva do sujeito pensante não consegue dar conta da intersubjetividade. Este fracasso deve-se ao fato de que, segundo tal objeção, uma fundamentação auto-reflexiva baseia-se, no fim das contas, num modelo solipsista e monológico que transforma a si mesmo e a tudo o que está ao seu redor em objeto. Tal objeção filosófica, caso seja pertinente, tem influência direta no campo pedagógico, sobretudo nas pedagogias atuais de inspiração moderna. Isto e, a objeção filosófica pode significar, do ponto de vista teórico, uma invalidação da pedagogia do sujeito autônomo. Será esse, entretanto, o único caminho das discussões filosóficas e pedagógicas? O problema da subjetividade versus intersubjetividade reúne em torno de si, também, assuntos atuais, como multiculturalismo, reconhecimento, sujeito histórico, inclusão/exclusão. O seminário proposto se insere nesse debate. 


Objetivos

  • Debater o problema da subjetividade como conceito fundante da filosofia moderna e da intersubjetividade como referencia de sua critica;
  • Projetar esse debate para a área da pedagogia;
  • Discutir as objeções fundadas nas idéias da autonomia do sujeito.