Justificativa
A quarta edição do Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação visa discutir o tema “Racionalidade, reconhecimento e experiência formativa”. Pretende-se debater sobre os desafios colocados pelas experiências formativas e pela aspiração ao reconhecimento que permeia o atual contexto de sociedades complexas e pluralistas. Nesse sentido, buscar-se-á analisar em que medida é ainda possível assegurar em tal contexto a capacidade das pessoas de realizar autênticas experiências formativas e de vivenciarem as experiências do reconhecimento recíproco - enquanto possibilitam constituir uma relação positiva consigo mesmo - como meio de formação prática de sua identidade. A perda da capacidade de fazer experiências formativas e o aprofundamento das experiências de desrespeito pode privar a pessoa de constituir uma identidade autêntica e de levar adiante sua auto-realização em sentido intersubjetivo.
Para a quarta edição do Seminário está prevista a inscrição de 450 participações e o evento contará com 32 conferencistas brasileiros e 8 estrangeiros, de países como Alemanha, Suíça, México e Argentina. Haverá espaço para comunicações que serão publicadas nos anais do evento e também a previsão de publicar um livro com as conferências gerais e das mesas. Buscar-se-á apóio financeiro nas agências financiadoras nacionais (Capes, Fapergs e CNPq) e estrangeiras (DAAD e DFG – Alemanha).
Objetivos
- Debater, a partir de diferentes enfoques teóricos, os desafios da formação pedagógica no contexto contemporâneo de um mundo cada vez mais complexo e plural.
- Propiciar aos estudantes de Graduação e Pós-graduação e a comunidade em geral a oportunidade de confrontar suas concepções com interpretações especializadas sobre diferentes problemas relacionados com a temática do reconhecimento e da experiência formativa.
- Intercambiar experiências com pesquisadores de diferentes grupos de pesquisa e de instituições do Brasil e do exterior.
- Fortalecer ações dos cursos de Graduação e Pós-Graduação envolvidos e, no caso do PPG em Educação, auxiliar na solidificação da base para implantação futura do Doutorado.